Somos duas artistas e irmãs galegas, provenientes da costa noroeste de Espanha, chamada Costa da Morte. O nosso trabalho lida com o legado da narração de histórias vernaculares.

Ultimamente, temos procurado formas de nos reapropriarmos das estratégias da oralidade e questionar os meios da ancestralidade, colocando em paralelo a cultura humana e não humana. Reclamamos o espaço do sonho e da poesia como ferramentas de resistência aos sistemas hegemónicos e como estes nos podem ajudar a compreender e transformar aspectos da memória, da violência, do cuidado, etc.

Nascidas na Corunha (Galiza, Espanha) em 1998, concluímos o Mestrado em produção e investigação em arte na Universidade de Granada em 2021 e o Mestrado em Belas Artes no Instituto Kunst da FHNW em Basileia (Suíça) em 2023. Até à data, participámos em festivais, laboratórios de criação e exposições, sendo as mais recentes “Norte Silvestre e Agreste” na Galeria Municipal do Porto, “El Gran Grito” no Kunsthaus Baselland (Suíça) e “Where will we go from here? Twelve art stories told from Spain” no FKV, durante a Frankfurter Buchmesse 2022 (Alemanha). Recebemos prémios e bolsas de fundações e instituições como a Fundação María José Jove, a Fundação La Caixa ou a Fundação Botín.

Un paxariño